sábado, 17 de novembro de 2012

Projeção para o Projeto nº 04 - Bouga inferior

Caros amigos e curiosos, bom feriado a todos.

Aproveitando o excelente desenvolvimento da minha Bouga do Projeto nº04 (parte inferior do yamadori) após o transplante do mês passado, resolvi começar a preparar um pouco de aramação pois percebi que alguns galhos já estão  perdendo a flexibilidade e endurecendo.

Ela vem se desenvolvendo e criando novas brotações apenas lateralmente e não emitindo novas brotações no toco inclinado, o que já venho acompanhando desde que estou com ela há uns 2 anos, e por isso, estudando como trabalhar aquela "madeira morta". Todo o movimento dos galhos foi criado naturalmente com algumas podas e nada de aramação, ficando fácil a partir de agora, perceber uma tendência no crescimento desta planta.



O Ramo lateral à direita se divide em quatro partes  como se fosse um leque. Achei muito interessante sua naturalidade e vou tentar explorar essa característica.


Aqui já providenciando uma tração neste ramo principal aproximando-o do tronco, bem como levando os demais galhos a um nível mais baixo do que a base do nebari.

Nesta foto fica mais evidente o leque de ramos após aramá-los. Procurei já adiantar esta parte pois os galhos já estão endurecendo.

O que me surpreendeu após o transplante foi o crescimento muito rápido e vigoroso num ramo vertical e paralelo ao toco, como pode ser percebido na primeira foto acima, assim, senti necessidade de já começar a esboçar uma projeção para esta planta e acho que consegui uma boa proposta para o conjunto, que tentarei conduzir ao estilo Kengai ou Cascata, conforme exemplos a seguir:




Abaixo como ela se encontra atualmente e ao lado minha projeção, ainda que bem improvisada no Paint, mas que já dá uma noção do que pretendo trabalhar no futuro com essa Bougainvillea.




Mais informações sobre sobre este projeto podem ser acompanhadas na última atualização em dezembro: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/12/atualizacao-projeto-n-04-bougainvillea.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário