segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto nº 22 - Ficus Benjamina

Amigos e curiosos, boa noite.


Hoje vou apresentá-los mais um projeto que estava pendente de postagem, assim como outros 8 que ainda estou devendo trazer ao vosso conhecimento.


Quando estive em Dona Euzebia (http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/2011/09/visita-dona-eusebia.html), ainda que rapidamente, trouxe como um brinde um Fiucs Benjamina, muito comum em viveiros, floriculturas e estabelecimentos de paisagismo pelo seu apelo estético e de fácil cuidado.


A seguir alguns exemplos comumente encontrados em portarias de prédios e varandas de casas.

Exemplar em sua forma original



Algumas informações técnicas sobre a espécie:



Nome científico: Ficus benjamina
Nome comum ou popular: Ficus benjamina, Ficus anão Amate
Família: Moraceae (Moraceae).
Origem: Índia.
- O Ficus benjamina é uma das plantas de interior mais cultivados.Árvore verde tropical da casca cinzenta e lisa. Folhas ovaladas, toda brilhante e nítida.
- Estilos: aceita todos os estilos do Bonsai, mas são muito utilizados a formação de florestas e hokidachi.
Luz:  Aceita sol em abundância mas resiste bem com pouca iluminação solar.
- Substrato: 60% de cobertura, 10% de turfa e 30% de cascalho ou equivalente.
- Irrigação:  No outono e no inverno deve ser regada de uma forma moderada, apenas quando o substrato é parcialmente seco.
- Adubação:  Da primavera até o outono, a cada 25-30 dias. Não adubar no inverno
- Poda: A poda deve ser feita na primavera.
- Poda de brotos e ramos, quando o tronco atinge 4-6 folhas, cortados deixando duas folhas.
- Todos os ficus quando cortados emitem látex, que atua como uma cura de feridas, por isso não há necessidade de utilizar um composto de vedação para o corte.
- Os primeiros passos importantes no sistema radicular deve ser efectuado durante o transplante e redução das raizes.
- Se as raízes não apresentam garantias suficientes para o desenvolvimento devera ser feita uma desfolha completa.
- A aramação do ficus, pode ser feita em qualquer época do ano.
- É necessário proteger a casca e monitorá-las periodicamente pois seu crescimento é muito rápido podendo marcar a casca.
- Retirar o arame dentro de 6-8 semanas.
- Pode ser facilmente fundidos troncos de árvores diferentes unidas por simples contato de toque.
- Transplante: A cada 2 anos, na primavera, utilizando um substrato à base de 60% de cobertura morta, a turfa 10% e 30% de areia grossa.
- Multiplicação: Para estacas, fácil no verão, as estacas 5-10 cm e plantadas em uma mistura de areia e turfa, também pode ser obtido pela colocação de estacas enraizadas na água. Por alporquia, como todos os Ficus e por sementes, apenas em uma ampla casa de vegetação e propagação.
A seguir alguns belos exemplares da espécie:










Escolhi esse Ficus por sua aparente facilidade no cultivo e cuidado, por responder bem as intervenções e ser bem adaptado ao clima da nossa região. Aproveitei e já trouxe ele "foiçado" para caber no carro, uma vez que já tinha mais de 2 metros de altura:







No transplante para o escorredor, identifiquei enormes e solitárias raízes e empolguei em tentar um estilo que ainda não trabalhei, o Raiz sobre pedra, tal como uma das fotos exemplares acima:




Depois de transplantada, percebi que não cresce brotação nova se não no único lugar já com crescimento. 





Durante a busca sobre um modelo de pedra para encaminhar entre as raízes, fui convencido pelos amigos do Forum do Atelier do Bonsai a corrigir o nebari da planta, trazendo mais qualidade e padrão como no exemplar abaixo:




Provavelmente estarei providenciando um alporque na região mais alta das raízes e voltarei a enterra-lo completamente em recipiente fundo e aguardar o seu desenvolvimento. O resultado esperado acompanha a ilustração seguinte, procurando uma distribuição mais radial das raízes:




Ainda não decidi o estilo da parte aérea do exemplar e estarei me dedicando à correção do Nebari e tão logo tenha novidades, trarei atualizações.


Abs e boa noite.

4 comentários:

  1. Ola Bruno, td bem? Me chamo Caroline e sou de Cataguases. Ja ha algum tempo acompanho o seu blog. É um dos meus principais canais de aprendizagem sobre bonsai. Eu tenho um blog do gmail mas faz muito tempo que não uso, no entanto, ele é um caminho de comunicação. Tenho muitas perguntas sobre bonsai. Fiquei feliz em saber que na região existe bastante gente interessada nessa arte. Recentemente adquiri um e gostaria muito de pedir alguns conselhos para cuidar ainda melhor da mudinha que eu comprei e saber se estou fazendo as coisas da forma correta. Sou muito encantada com esse universo e gostaria de colocar mais em pratica tudo o que tenho lido sobre o assunto. Sua opinião e resposta será de grande valia. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Carolina, comigo está tudo ótimo, obrigado.

      Primeiramente agradeço o apoio e o prestígio de lhe ter como mais uma leitora que acompanha este espaço, onde tento me meter a bonsaísta, mas ainda inexperiente que sou.

      Será ótimo manter contato, inclusive por ser aqui da região, um dos focos no nosso processo de divulgação. Conheci alguns colegas de Dona Euzébia, Descoberto e Rio Novo que também toparam essa aventura na arte Bonsai.

      Por isso, sugiro também seguir o nosso grupo do facebook, onde além desta turma, há também grandes amigos aqui de JF e inicientes e mestres de vários lugares do pais, onde podemos trocar informações e experiencias de uma forma mais interativa.

      Anote aí: https://www.facebook.com/groups/bonsaiclubedejuizdefora/

      Estarei sempre disponível.Me diga que planta que voce adquiriu para tentar lhe ajudar. Qualquer dúvida, poste neste grupo as fotos que também outros estarão colaborando.

      Abraço

      Excluir
  2. Que legal bruno, sou do interior da Bahia da cidade de Euclides da Cunha, e tenho uma umburana arvore nativa da caatinga, e o que pude observar as raízes de seu fícus é bem parecida com de minha planta , irei acompanhar seu trabalho para poder inspirar o meu.
    Muito abrigado, e parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eliel, obrigado por acompanhar meu trabalho.
      Essa planta ficou fora de minhas prioridades pois estava desenvolvendo outros trabalhos.
      Ela brotou e estou tentando fazer um alporque para trabalhar novas raízes. em breve trago novidades.

      Excluir