quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ALUNOS APRENDEM TÉCNICA DE BONSAI NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA

Amigos, boa noite.

Vejam que bela iniciativa da prefeitura de Goiânia, introduzindo o Bonsai nas escolhas municipais a título de incremento cultural. Muito Show !!
Já estou em contato com a Secretaria de Educação de lá para pegar as dicas e trazer o projeto para Juiz de Fora.

********************************************************************************************************

Goiânia: ALUNOS APRENDEM TÉCNICA DE BONSAI NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA

fevereiro 9, 2012


Fonte: Prefeitura de Goiânia


09/02/2012 | 12:01


ALUNOS APRENDEM TÉCNICA DE BONSAI NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA


Durante as aulas, os participantes do PEA aprendem o que é o Bonsai, como transformar uma planta qualquer em bonsai e como cuidar desta planta


A Escola Municipal Renascer, localizada no Setor Real Conquista, promove neste sábado, 11, às 8h30, workshop de bonsai, por meio do Programa Escola Aberta (PEA). A oficina, aberta à comunidade escolar e moradores das proximidades, visa transmitir lições teóricas e práticas sobre a arte japonesa que vem conquistando adeptos em Goiânia.

Durante as aulas, os participantes do PEA aprendem o que é o Bonsai, como transformar uma planta qualquer em bonsai e como cuidar desta planta: quais ferramentas necessárias, os tipos de vasos usados, como preparar o solo ideal para este tipo de planta e algumas técnicas para cultivar o bonsai (como a poda, a pinça, o corte, e o aramado e a rega da planta).

A oficina é realizada há aproximadamente um ano na instituição. Durante este período, mais de 40 alunos já participaram do cultivo de 45 plantas, que apresentam-se em diferentes estágios de desenvolvimento. De acordo com Cairo Ronaldo de Sousa Júnior, instrutor da oficina, a aprendizagem de diversas manifestações de arte, cultura e ciências incentivam o aluno a permanecer na escola e estimulam o senso de disciplina e responsabilidade.

“Aprendi a técnica pensando em ter lucro com a venda das mudas, com o passar do tempo, a gente cria um vínculo com as plantas, porque acima de tudo, para cultivar Bonsai requer uma filosofia e uma disciplina. Todos alunos que participam das aulas de Bonsai adquiriram uma tranquilidade e uma responsabilidade, consigo e com a escola”, afirmou o oficineiro.


Programa Escola Aberta
Cerca de 200 pessoas são aguardadas sábado, 11, a partir das 8 horas,  na E.M. Renascer, para integrar as oficinas oferecidas pelo Programa Escola Aberta (PEA). Atividades como artes, futsal, vôlei, violão, além do workshop de Bonsai, compõe a programação na unidade educacional.


O objetivo do governo federal, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia é de solidificar as experiências vividas pelos alunos e comunidade e incorporá-las ao cotidiano escolar. O Programa Escola Aberta ocorre em 34 escolas da RME. Para o diretor da E.M. Renascer, Cairo Ronaldo de Sousa, a prioridade do PEA no ano de 2012 é restabelecer as artes musicas. “Em breve retomaremos as oficinas de flauta transversal e flauta doce, também estamos trabalhamos para conseguir professores de violino e teclado”, afirma.

As atividades do PEA iniciaram-se no último fim de semana e devem se estender até dezembro. Durante sábados e domingos, a comunidade tem a oportunidade de ir à escola desenvolver coletivamente o conhecimento, participar, valorizar e enriquecer as formas de aprender e explicar os saberes da vida social. 


Serviço:
Assunto: Workshop de Bonsai
Data: 11 de fevereiro
Horário: 9h
Local: EM. Renascer – Rua RC-07 c/ RC-16, APM-08 – Real Conquista
Contato: Assessoria de Comunicação da SME

Nenhum comentário:

Postar um comentário