sábado, 12 de novembro de 2011

Criação de Musgo para decoração de bonsai

Caros amigos,

Um detalhe que sempre acrescenta valor na decoração de um bonsai quando do seu resultado final, e também colabora com o envelhecimento do exemplar é o musgo em sua superfície.

Encontrei duas receitas para obtenção de musgo que ainda não utilizei. Atualmente minha figueira é minha fornecedora natural de musgo. Estou retirando blocos de musgo dela e implantando em outras plantas para ver se pegam com a umidade.

Assim, seguem as matérias para conhecimento e auxiliar aos também iniciantes.



Musgo receita 1

Preparação
  1. Recolha um punhado de musgo e retire a maior parte de terra possível.
  2. Coloque algumas lajotas de cerâmica dentro de um local com água e deixe por um dia para que fiquem totalmente úmidas.
  3. Prepare em um local com sombra uma(s) bandeja(s) com um pouco de água onde serão colocadas as lajotas.
  4. Coloque o musgo dentro de um liquidificador e acrescente meia colher de sobremesa de açucar.
  5. Acrescente um pouco de água e bata. Se ainda estiver muito pesado, coloque mais um pouco de água até que forme uma pasta verde.
  6. Sobre as lajotas coloque uma tela como as de mosquiteiro. A tela deve estar úmida e ficar bem estendida.
  7. Com pincel ou espátula passe a pasta de musgo sobre a lajota.
  8. Mantenha sempre a umidade na(s) bandeja(s) com a(s) lajota(s).
  9. Fertilize com frequência.
Agora é esperar. Fique atento as lajotas pois elas absorvem bastante água. Com o tempo o musgo irá se desenvolver e poderá ser usado levantando-se a tela e cortando-se a quantidade necessária, não é preciso tirar a tela. Com o tempo ela apodrecerá. 
Esta informação foi retirada do informativo trimestral (Jan/Fev/Março-98) da FELAB - Federação Latino-Americana de Bonsai. 

Musgo receita 2

Material 
  • Entre 1/2 Kilo a 1 Kilo de musgo
  • Uma bandeja , pode ser plástica ou qualquer material impermeável
  • Um local sombreado
  • 1 lata de Cerveja ... ( Calma não é para beber enquando trabalha )
  • Tijolos maciços suficientes para a quantidade que você pretenda produzir.
  • Um tecido fino , do tipo de fralda de criança, ou tecido de mosquiteiro ( Prefiro a Fralda que é degradável )
  • Uma colher de Açúcar
  • Um liquidificador
Preparação
  1. - Coloque os tijolos deitados na bandeja e coloque água na bandeja de maneira que os tijolos sempre tenham água disponível para absorver.
  2. Cubra os tijolos com o tecido fino, podendo se quiser colocar uma pequena camada de areia fina entre os tijolos e o tecido, de maneira que garanta uma superfície boa para a colocação do tecido.
  3. Bata no liquidificador, adicionando agua ,o musgo, a cerveja e o açúcar, em quantidades proporcionais ao que se quer produzir, até obter uma mistura mais ou menos cremosa, por exemplo para 1 kg de musgo usa-se 1 lata de cerveja e 1 colher de sopa de açúcar.
  4. Espalhe tudo isto na superfície do tecido, de modo a obter uma camada fina ( + - 2 mm ), mantenha a bandeija sempre com água e na sombra para que as partes trituradas pelo liquidificador sejam alimentadas pelo nutriente ( Cerveja + Açúcar ) e em pouco tempo você terá multiplicado a quantidade que você tinha de musgo.
  5. Caso necessite umedecer mais, faça-o com um pulverizador para não espalhar as " mudinhas " de musgo que estão se formando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário