domingo, 5 de junho de 2011

Trabalho do dia: Faxina e Alporque

Amigos e curiosos,

Diante tantas semanas de espera e paciência e segurando a ansiedade para a chegada da Primavera, não aguentei e arrumei alguma coisa para fazer neste domingo de sol aqui em JF (pelo menos antes da friagem a partir das 16horas) com minhas plantas.

Inicialmente providenciei uma boa faxina nos vasos e bacias, eliminando os "matinhos" indesejaveis que a cada semana continuam se alastrando nos recipientes, bem como desmontando minha estrutura de tablados e suportes para limpeza e tomada de sol sem as plantas em cima, antes que comecem a apodrecerem por serem de madeira.

Minha bouga com alporque e à direito o Ulmus

Da esquerda para direita: ficus carica, ulmus, acer tridente, ligustrum, serissa, raiz de bouga e hostaliças

Jabuzinha, bouga ao fundo, ulmus e ficus carica

Jabus, buxinho quase morto e bouga


Aproveitei a mão na massa e o tempo que falta para a entrada da primavera e apliquei alporque no Ulmus para eliminar um grosso galho lateral que destoa do que pretendo com eles. Assim pelos menos tento aproveitar o restante do galho para uma nova muda.








No embalo também fiz um alporque no Ligustrum com a intenção de diminuir a altura da planta, bem como também aproveitar a copa da planta para uma nova muda e consequente novo projeto.




4 comentários:

  1. Po Bruno, lergal sua faxina!]
    MAndou bem nos alporques, se tudo der certo vc vai ter boas mudas pra trabalahar além das originais! Só a época que não é muito boa pra isso, mas vai dar certo sim!!! :D
    Ta com bastante mudas aí hein! Legal seu acervo, qualquer dai desses posto o meu pequeno também! hehehe
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. PS: Bruno, que musgo que vc utiliza nos alporques? E onde arruma deles?

    ResponderExcluir
  3. Rafa, é musgo asfagno. Comprei alguns pacotes no Ideal Bonsai pela internet. R$ 3,00 cada pacote se não me engano. Aqui em JF não sei onde encontrar....

    ResponderExcluir
  4. Entendi Bruno, eu ja fiz alporques com musgo desse que brota em cimento e terra mesmo, peguei no quintal da casa da minha mãe, e deu certo hehehe
    Vou tentar fazer com uns que nascem numas árvores lá da engenharia (lá é muito umido) e vou ver se planto também. Valeu pela dica, vo olhar lá no site depois!
    Confere lá no meu blog que postei sobre ferramentas e onde compro arame!
    Abraço

    ResponderExcluir