domingo, 5 de junho de 2011

Projeto nº 08 - Ligustrum

Amigos,

Apresento hoje o meu último projeto. Também obtido junto ao amigo Rodrigo (Neru bonsai), o ligustrum jé me encantava em meus estudos e pesquisas, contudo, quando o vi no viveiro do Rodrigo foi paixão à primeira vista do Nebari. O melhor que tenho hoje.


Tentativa de mostrar o Nebari. Foto não apresenta muito bem.

Primeiro ramo à esquerda apresenta folhas diferentes das da copa.

O Ligustrum é um arbusto grande que tanto pode perder suas folhas em invernos mais rigorosos, como permanecer sempre verdes em invernos mais brandos. Seu atrativo principal, é sem dúvida, sua florada primaveril, mas para que ela aconteça intensamente deve-se evitar podas no inverno e início da primavera, pois suas flores brotarão na extremidade de seus galhos formando cachos de flores brancas e perfumadas. Produz muitos fruto em forma de pequenas bolinhas redondas. Ele também florece em outras épocas do ano. Esta espécie de Ligustrum (sinensis) tem origem na china e Vietnam, mas existem outras espécies de origens variadas.
Outras Variedades: Ligustrum Japonicum, Ligustrum Lucidum, Ligustrum ovalifolium, Ligustrum Vulgare, Ligustrum Aureum (Folhas Amareladas), Entre outros






Ficha com os cuidados de cultivo para o Ligustrum Chinensis

NOME COMUM - Ligustrum Chinês


NOME CIENTÍFICO - Ligustrum chinensis


CARACTERIZAÇÃO - Pertence à família das Oleáceas, e abrange a China, Japão e Europa.

Embora existam vários tipos de Ligustruns, esta variedade oriunda da China é a que melhor resulta em Bonsai.

Trata-se de um arbusto perene, de folha ovalada verde, dá uma flor branca no verão (em Bonsai é raro por causa das podas) Existe uma espécie de folha branca e verde (variegata).

LOCALIZAÇÃO : Pode viver num interior bem exposto ao sol e sem climatização, mas prefere passar pelo menos os meses quentes no exterior. É muito sensivel à falta de luz e sol directo.

REGA : Tem um elevado consumo de água, principalmente quando tem folhas novas.

NUTRIÇÃO : De Fevereiro a Outubro, dado o seu forte crescimento necessita de adubações fortes e com reforços de "FerroBonsai".

PODA :Deixamos crescer 6 a 8 folhas, e depois rebaixamos pelas primeiras folhas.

TRANSPLANTE : Com "TerraBonsai-Folhosas" e "RhizaBonsai" em Fevereiro/Março, com defoliação parcial forte.

ARAMAMENTO : Pode ser aramada todo o ano. Normalmente opta-se por aramar no final do Inverno ou no final doVerão em ambos juntamente com poda de formação e defoliação parcial. 
 
Abaixo alguns belíssimos exemplares de bonsais da espécie:




Nenhum comentário:

Postar um comentário