sábado, 5 de fevereiro de 2011

Projeto nº 02 - Figueira

Bom dia aos amigos,

Hoje vou aproveitar para apresentá-los o meu segundo projeto no estudo do Bonsai. Na verdade, não pretendo ainda, definir qualquer estilo ao mesmo, até porque gostei da forma que o adquiri.

Nos meus estudos, descobri que existe um tipo de planta vendida em supermercados e algumas floriculturas (principalmente aqui em JF) conhecidas pelo experts como os "Mausais", pois são plantas totalmente comerciais que não tiveram todos os cuidados que um legítimo pré-bonsai necessita.

Muitas vezes são mudinhas muito jovens que não se pode sequer tentar trabalhar, pois precisam de um pouco mais de maturação. Outras são criadas em estufas para promover um desenvolvimento mais rápido (tal como os frangos de hoje) e daí, quando levamos pra casa, não sobrevivem.

Mesmo assim, arrisquei e adquiri este exemplar de Figueira (Ficus Carica) no Carrefour daqui de Juiz de Fora. Apesar de já ter conhecimento deste tipo de comercio, me agradou suas formas e aparente maturidade.
Percebam que possui aquelas pedrinhas de aquário, tipicas destes estabelecimento.
As figueiras ( Fícus ) constituem em uma vasta família de árvores com mais de seiscentas espécies. A maioria é originária de selvas do sudeste asiático e estão classificados como árvores tropicais.  O Fícus benjamim e Fícus retusa são as famílias mais conhecidas na elaboração de bonsai, mas muitas outras espécies são usadas. Suas folhas perenes e lustrosas fazem do Fícus uma árvore com copa densa. Sua resistência impressionante em ambientes internos fazem do Fícus uma das melhores opções na decoração.

Estou aprendendo bastante com meu exemplar, pois não há muita literatura sobre o uso da Ficus Carica para o bonsai.
Desde então, não me arrisquei em modifica-la, me contentando aos cuidados básicos necessários. Desde a sua aquisição há um ano, em Fevereiro de 2010, promovi apenas adubação com Osmocote, farinha de osso e torta de mamona. Alguns meses depois seu crescimento foi muito bom.
Visao frontal com grandes folhas desenvolvidas
Visão interna
Visão oposta (costas)
Em Novembro de 2010 ele começa a apresentar brotinhos que se diferenciavam das folhas que ainda brotavam. Sim !! Eram os frutos que estavam por vir. Segundo minhas pesquisas, somente este tipo de Ficus produz frutos, os figos que conhecemos através, especialmente, dos doces de compotas.Olha eles aparecendo na copa.




E a felicidade do garoto ? Imaginem !!!
Continuei com as manutenções nece sárias implementando apenas uma proteção aérea durante o mes de Janeiro pois aqui em JF o calor estava muito intenso e seco. Virando para este mes de Fevereiro, as folhas caíram no processo natural de desfolha, expondo os frutos.



Agora estarei preparando a planta para mais uma adubação em Março e um possível transplante para um vaso de cerâmica antes da primavera. Estarei atualizando tudo por aqui, não se preocupem. Por ora, admirem, tal como eu, os frutos que já estão na geladeira... hehehehe. Tenham um bom dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário